TEATRO MUNICIPAL DA COVILHÃ

2019

Proposta apresentada para concurso de criação da identidade gráfica do Teatro Municipal da Covilhã.

A construção do logotipo foi inspirada no edifício do Teatro Municipal. Tem o formato rectangular como o torreão que envolve as escadas do mesmo. Faz ligação entre as formas rectilíneas como as janelas superiores do torreão, acabando, em baixo pela forma curvilínea das fachadas. Fazendo óbvio que este logo representa em toda a plenitude a verticalidade do elemento arquitectónico mais visível do edifício.

A combinação de cores prende-se ao edifício e à indústria têxtil. A cor cinza advém do granito que reveste a alvenaria do edifício. O tom de vermelho rosado faz a ligação com o tingimento na indústria têxtil, que, quando se necessitava de tingir os tons de rubi, se utilizava uma planta única, a Rubia Tinctorum. Era extraída a raiz dessa planta e tingia-se naturalmente e lentamente como quem vai a um espectáculo e, tranquilamente e com prazer se vai assistir a uma peça ou a um concerto.

Na tipografia o til na palavra Covilhã está propositadamente de lado e com cor diferente pois representa a união da expressão de alegria e tristeza, símbolos do teatro de comédia e drama.